Cuidado com o direito de imagem!

Last modified date

Comments: 0

Você já precisou utilizar alguma imagem pega da internet para algum projeto?

Se sim, tome cuidado pois você pode ter muitos problemas com direitos autorais.

Mesmo que nunca tenha acontecido com você, processos judiciais envolvendo o uso indevido de imagens em projetos existem, e não são raros!

Veja algumas dicas para você não entrar numa fria:

Muitos tem o pensamento de que “se está na internet, pode usar”. Não é bem assim.

Uma fotografia, arte ou imagem é uma obra, e é protegida pela lei dos direitos autorais. Se o autor quiser processar judicialmente alguém que utilizou seu material sem autorização, ele pode.

Resumindo: Não é só pegar uma imagem da internet que tá tudo certo.

É importante planejar bem e saber quais serão os valores investidos nas imagens, principalmente se for um projeto gráfico.

A melhor alternativa é contratar um profissional para fazer as fotos que serão utilizadas em seus materiais.

Outra alternativa é utilizar banco de imagens profissionais, eles podem ser gratuitos ou pagos.  

Veja nessa matéria algumas opções de bancos de imagem.

Quando você paga por aquela imagem, você está comprando seu direito de uso em seu projeto. Os bancos trazem informações importantes sobre o uso da imagem.  Cada um tem suas regras, portanto é importante ler antes de baixar.

O valor pago por uma imagem se refere ao direito de uso apenas. Isso significa que outras pessoas ou empresas também podem fazer a compra da mesma imagem, para utiliza-las, para evitar ficar igual aos outros, seja bem criativo na escolha das imagens!

Seguindo essas dicas, você evitará usar indevidamente uma imagem e não terá problemas futuros!

Existem algumas nomenclaturas que você já deve estar acostumado. Por exemplo, a Creative-Commons tem várias atribuições que controlam o uso da imagem (se para uso comercial,  não comercial, com ou sem modificações…), mas todas necessitam que os créditos da imagem sejam citados.

Já imagens com licença Royalty Free são aquelas sem direito controlado, gratuitas ou pagas, que podem ser utilizadas em projetos comerciais sem a necessidade de citar o autor.

O assunto é extenso, e poderemos falar detalhadamente dele em um post futuro. Mas é importante que você pesquise o assunto e esteja familiarizado com os tipos de licenças.

Curta ou compartilhe:

mundogro

Deixe uma resposta