Se o seu objetivo é ter números nas redes sociais, então leia isso. PT.1

Luis Felipe – Diretor de Marketing da Agência Carp.

“O conteúdo da internet é criado e compartilhado por pessoas e para pessoas.” Essa é uma frase que tem no livro “Marketing 4.0 – Do tradicional para o digital”, do grande Philip Kotler, mais conhecido como o “Pai do Marketing”. 

Então a primeira dica que eu dou nesse caso é você colar essa frase na sua mente. Entenda que tem pessoas do outro lado da tela. A essência das redes sociais é para que as pessoas pudessem interagir com outras pessoas. As empresas são “penetras” nesse caso, por isso, todas as empresas que se destacam, são aquelas que se tornam amigos de seus seguidores. 

Pois bem, a pergunta que meu amigo e sócio, dando um espaço para que eu pudesse escrever foi: Tenho uma empresa e quero chegar para mais pessoas, como faço? Bom, então vamos lá, meu jovem. 

PESSOAS OU NÚMEROS? 

Vamos repetir essa frase três vezes, dizem que dá certo quando repete: Números nas redes sociais não importam, números nas redes sociais não importam, números nas redes sociais não importam. Sim, não importa, mas o que realmente é válido é QUEM está nas suas redes sociais.

Se preocupe em entregar conteúdo nas suas redes sociais para uma audiência que realmente queira ver o seu conteúdo. E nesse caso pode ser 100 pessoas ou pode ser 10 mil pessoas, desde que boa parte delas estejam realmente interessadas no que sua empresa está falando. Então, para responder essa pergunta eu devolvo com outra: Você quer chegar em mais pessoas ou ter números altos para inflamar seu ego? 

Não caia nessa de que “quanto mais seguidores, mais vendas. Porque as pessoas irão ver que tem 10 mil seguidores e verão credibilidade”. Isso nada mais é que uma mentira! Os consumidores de hoje não são uma criança de 5 anos (não sei nem se posso usar essa idade, afinal, crianças já nascem mexendo no celular hoje em dia) que não fazem pesquisa do seu produto antes de comprar. Elas irão perguntar para sua comunidade de amigos sobre o seu produto, elas irão pesquisar no google sobre sua empresa. Se o produto não for bom, se ela não se conectar com seu conteúdo nas redes sociais, será que ela realmente vai te seguir ou comprar seu produto por que você tem 10 mil seguidores?

CONSTRUA UMA AUDIÊNCIA

Dito isso, sobre a diferença real entre pessoas e números, deu pra pegar que não é uma simples poção mágica para você construir uma audiência, né? Existem processos a serem respeitados e muito trabalho. Então, antes de mais nada, saiba com quem você está falando, ou melhor, tenha convicção com quem você QUER falar. 

Faça uma persona do público ideal que você quer atingir. Persona é um personagem semi-fictício que traduz perfeitamente o seu público ideal. É diferente do público alvo. Público alvo é algo mais genérico, pega dados como idade, sexo e localização. Persona é algo mais profundo, você precisa pegar dados que entenda as dores dessa pessoa, dados que mostre qual seu hobbie, dados que mostre qual é o trabalho dela… e por aí vai. Tudo isso serve para que lhe dê uma direção muito melhor na hora de você construir o seu conteúdo e saber com quem você está falando.

A persona tem um papel fundamental para você começar a construir sua audiência. Sem ela, você falaria com todo mundo, mas ao mesmo tempo não falaria com ninguém. Com a persona construída, você sabe qual a linguagem adotar na sua fala no mundo digital e saberá como trabalhar a comunicação visual, duas características fundamentais para conseguir chegar em um patamar bom nas redes sociais. 

COM PLANEJAMENTO FICA MUITO MAIS FÁCIL 

Quando você descobre a sua persona, fica muito mais clara a estrada para você iniciar o marketing digital. Mas se você não fizer um planejamento de tudo, certamente você se perderá no caminho. 

O planejamento ajudará você a entender qual a sua situação atual e onde você quer chegar. Depois que você fizer essa timeline, é hora de planejar quais serão as ações que serão feitas para chegar nessa meta. 

Coloque quantos seguidores você tem atualmente por exemplo e ilustre com quantos seguidores REAIS E COMPATÍVEIS com o seu negócio você quer ter na data X e quais tipos de ações serão necessárias para isso. Quantos conteúdos terei que postar, de acordo com a minha persona, para conseguir conversar com eles?

DIA D E HORA H, rs

Um dos braços do planejamento dar certo é colocar os dias e a hora que você irá realizar as suas postagens. O calendário é fundamental para que não se perca nos dias e hora das postagens, serve como um alerta para que você respeite. 

Quando você define quantas postagens são necessárias para chegar na sua meta, você fragmenta essas postagens durante os dias do mês. Exemplo: 

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
123456
78910111213
14161718192021
22232425262728
293031

Dias das postagens

4 – Postagem dando uma dica sobre o meu segmento

5 – Postagem sobre as vantagens do meu produto

6 – Postagem falando X vantagens de contratar meu serviço e Y desvantagens sobre não contratar..

E por aí vai. Assim fica muito mais fácil visualizar o que você tem que fazer e acaba não esquecendo realmente de fazer a postagem. 

Meu nome é Luis Felipe, sou formado em Marketing e um apaixonado pela comunicação social. Sou sócio proprietário da agência Carp, empresa focada no marketing digital. 

A parte 1 fica por aqui. Vou dividir esse blog post para que tenhamos um cenário completo para que você consiga chegar na sua meta e colocar sua marca no mundo digital, fica ligado! 

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